As novas tecnologias estão presentes na vida da maioria da população. Elas mudaram hábitos de consumo e também as ações e estratégias das empresas, sejam elas grandes ou pequenas. Com um acesso maior, todos podem aproveitar as funcionalidades da inteligência artificial (IA) e de outras tecnologias.
Tornou-se uma exigência para os empreendedores que querem se manter competitivos e alcançar mais clientes. A IA é uma capacidade dos dispositivos e sistemas eletrônicos imitarem o pensamento e o comportamento humano. As vantagens do uso da IA no seu negócio são:
- Automação dos processos;
- Redução dos custos operacionais;
- Inteligência competitiva;
- Tomada de decisão mais estratégica;
- Aumento da produtividade.
A IA é uma inovação que possibilita o aumento da lucratividade, melhoria da gestão e uma adequação às práticas operacionais. Isso porque, com a IA, você consegue reduzir custos, automatizar o atendimento e otimizar as estratégias de marketing digital e de vendas, entre outros. Além disso, é possível reduzir o impacto ambiental e ampliar o acesso ao mercado nacional e internacional.
Veja algumas ferramentas de IA que o pequeno e médio empreendedor pode utilizar no seu negócio:
- Chatbots: é um software que simula o ser humano na conversação com o cliente, de maneira natural e pré-programada. O programa reconhece dados, como nomes e números de telefones, e reproduz o comportamento humano. O WhatsApp Business, por exemplo, oferece esse recurso, que possibilita uma melhor experiência de atendimento e suporte, além da disponibilidade fora do horário comercial.
- Assistente pessoal: é um facilitador para marcar reuniões, horários na agenda e atividades do cotidiano. A inteligência artificial como assistente pessoal empresarial pode ajudar a direcionar o usuário para o serviço de maior aderência à sua necessidade, agilizando os processos para funcionários, prestadores de serviços, fornecedores e clientes.
- Machine learning: em português, sistema de aprendizado de máquina, é um sistema que aprende a agir por conta própria, sem ter que ser programado para a nova função. Com base em seus próprios dados coletados, o programa vai se adaptando. É o caso dos canais de streaming, que conseguem personalizar o catálogo de acordo com os interesses do cliente.
Os benefícios nos negócios das pequenas empresas são inúmeros e devem ser aproveitados. Com a IA é possível reduzir falhas e prejuízos, realizar pesquisas mais aprofundadas e práticas, aumentar a segurança digital e a produtividade. Isso sem falar nas melhorias na comunicação com clientes, fornecedores e colaboradores, com a aplicação de ferramentas de Bussines Inteligency, por exemplo.
Fonte: Sebrae